Vinho Chileno Alto Madero Reserva Cabernet Sauvignon Tinto 2014
Vinho tinto de taninos delicados e de aroma de frutas vermelhas intensas, predominando a ameixa e a framboesa. Um vinho maduro e concentrado, perfeito para acompanhar carnes vermelhas e massas
Vinho Chileno Alto Madero Reserva Cabernet Sauvignon Tinto 2014
País: Chile
Região: DO Colchagua Valley
Tipo: Tinto
Uva: Cabernet Sauvignon
Volume: 750 ml
Teor alcoólico: 13%
Sugestão de guarda: Potencial de guarda de 5 a 7 anos.
Harmonização: Carnes vermelhas, massas e queijos.
Coloração: Vermelho com tons azulados
Aroma: Com aromas de frutas vermelhas intensas, predominando a ameixa e a framboesa.
Paladar: Taninos delicados, final prolongado e persistente. Apresenta um vinho maduro e concentrado.
Temperatura de serviço: 16 a 18º
Uva da variedade Cabernet Sauvignon
A casta Cabernet Sauvignon (resultado do cruzamento das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc) é uma das mais famosas e a mais bem-sucedidas uvas tintas do mundo, originária da região francesa de Bordeaux (como indicam documentos do século XVIII).
Ela compõe vinhos tintos encorpados e concentrados, muitas vezes envelhecidos em carvalho.
Alguns exemplares podem durar muito tempo, e podem também ser elegantes e complexos, enquanto outros são mais intensos e exuberantes.
Hoje, a onipresente uva Cabernet Sauvignon produz ótimos vinhos nas regiões mais diversas: Bordeaux, Itália, Portugal, Espanha, Austrália, Califórnia, Chile, Argentina, Nova Zelândia e África do Sul, entre outras.
Cada uma com seu estilo próprio e suas peculiaridades.
Por ser o componente principal de todos os cinco Premier Grand Cru Classés de Bordeaux, a variedade foi plantada nos quatro cantos do planeta e diversos dos melhores tintos do mundo são elaborados com ela.
A Cabernet Sauvignon é uma uva relativamente fácil de ser cultivada, mas que demanda uma grande insolação para alcançar o pleno amadurecimento.
Essa é uma das razões do porquê na sua região de origem – Bordeaux, na França – ela aparece em quantidade menor que sua companheira Merlot, que por sua vez necessita de menos sol para amadurecer.
Apesar de ser comumente associada aos tintos de Bordeaux, a uva Cabernet Sauvignon se desenvolve particularmente bem apenas na região de Médoc e em alguns outros poucos terroirs de Bordeaux.
Por outro lado, o sol abundante do Novo Mundo, em lugares como a Califórnia e o Chile, permite que a uva Cabernet fique completamente madura e acumule bastante açúcar.
Os cachos são pequenos e os bagos miúdos e de casca espessa.
Os vinhos tintos elaborados com ela são encorpados e concentrados, com taninos potentes e muitas vezes envelhecidos em carvalho, para que o vinho fique mais complexo e macio.
Alguns de seus vinhos podem durar muito tempo, e podem também ser elegantes e complexos, enquanto outros são mais intensos e exuberantes.
Colheita das uvas durante o ano de 2014
Tamanho da garrafa 750 ml - Padrão