Vinho Argentino Argento Selección Tinto Cabernet Sauvignon 2013
Vinho argentino tinto produzido com uvas cabernet sauvignon pela Bodega Argento em Mendoza.
Vinho Argentino Argento Selección Tinto Cabernet Sauvignon 2013
Estabelecida na famosa região vitivinícola de Mendoza, onde as condições naturais proporcionam o melhor equilíbrio entre o terroir e o tipo de casta, a Argento traz em seus vinhos toda a essência da Argentina.
Uva: Cabernet Sauvignon
Safra: 2013
Pais: Argentina
Cor: Coloração vermelho rubi.
Aroma: Aroma intenso lembrando ameixa e cassis com toques de cravo e cacau.
Degustação: Em boca apresenta uma estrutura elegante e final persistente.
Teor Alcoólico: 13,500%
Uva da variedade Malbec
Também conhecida como Auxerrois ou Côt Noir em sua terra natal, Cahors (região quente localizada no sudoeste da França), a uva Malbec é ainda hoje a grande estrela da região fazendo vinhos tintos interessantes, austeros, escuros, aromáticos e muito agradáveis, normalmente produzidos com corte de sua casta (mínimo 70%), sua prima Tannat e Merlot.
A uva Malbec possui cacho de tamanho médio com bagos em formato de esfera.
A casta apresenta polpa macia e cor preta azulada.
Os vinhos produzidos com a casta Malbec apresentam cor vermelho púrpura, sendo essa extremamente intensa.
A casta foi amplamente utilizada em Bordeaux, onde recebeu o nome de Malbec, até meados do século 20 (perdendo espaço para Merlot e Cabernet Franc).
Hoje, entra em proporções minoritárias em alguns cortes dessa região.
A casta Malbec alcançou sua grande consagração na Argentina, onde produz alguns vinhos tintos excelentes, muito ricos e concentrados, com um caráter macio e cheio de fruta.
Os grandes Malbec argentinos são criação de Nicolás Catena Zapata (produtor da região de Mendonza), que realizou a seleção clonal científica desta variedade nos anos 90, dando origem a exemplares bem mais finos, macios, concentrados, de qualidade muito superior aos rústicos vinhos que antes eram elaborados com ela.
A uva Malbec também pode ser encontrada na Itália, Chile, Austrália e outros países do Novo Mundo.
Os vinhos produzidos com a casta Malbec na Argentina são excelentes para harmonização com cogumelos, carré de cordeiro com crosta de ervas e pato confit.
Já os que contam com produção na terra natal da casta Malbec, Cahors, são ideais para serem degustados e apreciados na companhia de um cassoulet.
Os vinhos argentinos têm chamado atenção de críticos e apreciadores da bebida.
O motivo? A Argentina é o quinto maior produtor de vinhos do mundo, além de ser a região vinícola de maior destaque e prestígio em toda América do Sul.
Colheita das uvas durante o ano de 2013
Tamanho da garrafa 750 ml - Padrão